top of page
  • Maysa Rocha

Um encontro marcado com Tarsila do Amaral! Anote na agenda...

No blog de hoje, vamos mergulhar no universo do livro Encontro com Tarsila, que faz parte de uma coletânea das autoras e arte-educadoras Cecília Aranha e Rosane Acedo. O livro não é apenas uma introdução ao mundo da arte, mas uma verdadeira experiência educativa para os alunos, já que é adotado pelo 2º ano do ensino fundamental aqui do Colégio Uirapuru. Vamos falar um pouco sobre essa obra e também sobre toda a Coleção encontro com a arte brasileira.



Um pouco sobre a Tarsila

Tarsila do Amaral (1886 - 1973), uma das maiores pintoras do modernismo brasileiro, nasceu em Capivari, São Paulo. Estudou arte em Barcelona, onde criou sua primeira obra: Sagrado Coração de Jesus (1904). De 1920 a 1922, estudou na Académie Julian, em Paris, onde foi influenciada pelo cubismo. Embora não tenha participado da Semana da Arte Moderna de 1922, fez parte do Grupo dos Cinco, junto com Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia.


Sua primeira tela modernista, A negra (1923), marcou o início de sua fase cubista. Em 1926, realizou sua primeira exposição individual em Paris e no mesmo ano casou-se com Oswald de Andrade, de quem se separou em 1930. A partir de 1924, com a fase Pau-Brasil, produziu obras como Morro da Favela e Carnaval em Madureira, destacando cores e temas nacionais.

Na fase antropofágica (1928-1930), influenciada pelo surrealismo, criou Abaporu, (1928), na obra que inspirou o fase social dos anos 1930, após uma viagem à União Soviética, pintou Operários (1933), começando sua fase social.

Tarsila voltou a olhar para os temas nacionais em sua fase ne-pau-brasil, a partir de 1950, com obras como O batizado de Macunaíma (1956).


Encontro com Tarsila 

O amor pela arte e pela educação uniu as autoras Cecília Aranha e Rosane Acedo neste projeto que visa apresentar a arte brasileira de uma maneira lúdica para crianças. Com uma linguagem fluida e envolvente (tão envolvente que prende até um adulto na leitura), as autoras exploram a vida e as obras de artistas consagrados, oferecendo ao jovem leitor uma jornada rica em conhecimento e educação. As páginas são ilustradas com reproduções de obras, além de fotos e documentos que tornam a leitura ainda mais cativante.

Ao longo de cada livro, perguntas curtas e instigantes guiam a leitura, destacando elementos e detalhes que incentivam a criança a observar cada obra com um olhar mais atento. Neste volume, o leitor é convidado a conhecer a trajetória de Tarsila do Amaral, uma das maiores referências da arte brasileira. Através de suas cores e um estilo de arte que é só dela, Tarsila encanta e inspira novas gerações, permitindo que as crianças conheçam nossa riqueza cultural.


43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page